Ауди
медицина
No result...

LINKS



Livro sobre materiais radioativos NORM disponível gratuitamente

Versão para impressão PDF
Самые новые шаблоны Joomla на нашем сайте.
Красивые Шаблоны Joomla 2.5
Игровые шаблоны DLE
Самая быстрая Диета

Norm: Guia Prático é o mais recente título lançado pelo IRD, com apoio do CNPq. A publicação trata dos materiais radioativos de ocorrência natural, que podem ser incrementados em função do processo produtivo. São geradoras de NORM indústrias de petróleo e gás; mineração de carvão e sua combustão; energia geotérmica; tratamento de água potável; tratamento de esgoto; água de uso industrial; água de irrigação; mineração e métodos de processamento de alumínio, ferro, cobre, ouro, areias minerais; argila, cerâmica e material de construção; produção de fertilizantes, entre outras.


Commodities minerais de valor estratégico na balança comercial brasileira, como nióbio, minério de ferro, manganês, tantalita, grafite, bauxita e rochas ornamentais também podem ensejar medidas de proteção radiológica, de forma a assegurar que esses minérios não ofereçam riscos aos trabalhadores, meio ambiente e público. Os materiais podem estar associados a concentrações elevadas de radionuclídeos da série do urânio e tório.

 

Possíveis riscos seriam a exposição ocupacional e do público à radiação gama, inalação de poeiras contendo radionuclídeos e exposição à radiação proveniente de elementos como radônio e torônio, por exemplo. De acordo com os pesquisadores, a melhor maneira para lidar com a licença de uma atividade NORM é envolver todo o ciclo de vida da instalação, garantindo que as melhores práticas serão adotadas, desde a fase de exploração até o encerramento da atividade.

 

O IRD acumulou experiência sobre gestão de NORM para a indústria de petróleo e gás ao desenvolver trabalho junto à Petrobrás. Com a adoção de um adequado planejamento relacionado a materiais NORM, a indústria pôde se tornar um modelo no gerenciamento do tema.

Os autores são oriundos de diversos institutos da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Além do IRD, participam como autores pesquisadores do CDTN, Ipen, Colab, da sede da autarquia e da indústria.

 

Para baixar o livro, escolha o formato e acesse os links
Versão pdf
http://memoria.cnen.gov.br/manut/ImprimeRef.asp?AN=R0000639


Versão e-pub
Em breve, no site Memória Digital CNEN