Ауди
медицина
No result...

LINKS


Самые новые шаблоны Joomla на нашем сайте.
Красивые Шаблоны Joomla 2.5
Игровые шаблоны DLE
Самая быстрая Диета

 

Contato

Lene Veiga - Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Currículo lattes

Objetivos gerais

A glândula tireoide está entre os órgãos mais sensíveis à radiação ionizante, principalmente quando a exposição ocorre na infância. Enquanto existem fortes evidências epidemiológicas da indução do câncer de tireoide pela exposição à radiação na infância, existem poucas evidências de um excesso de risco de câncer de tireoide associado à exposição em adultos.

Atualmente, o coeficiente de risco para câncer de tireoide utilizado para fins de radioproteção é derivado de um estudo desenvolvido em 1995 pelo National Cancer Institute (EUA) que realizou a análise combinada de sete estudos epidemiológicos de risco de câncer de tireoide e exposição externa, incluindo a coorte dos sobreviventes da bomba atômica e 6 outros estudos envolvendo exposição médica. Este trabalho se constitui até o presente o estudo mais informativo sobre risco de câncer de tireoide associado à exposição a radiação ionizante.

Como novos estudos individuais foram realizados deste então e muitas das coortes incluídas na análise anterior foram atualizadas, o National Institute of Cancer (EUA) está realizando uma nova análise combinada onde será possível avaliar questões que ainda não foram completamente respondidas, tais como o risco devido a exposição em adultos, efeito das doses fracionadas, outros fatores que podem modificar o risco e a forma da curva dose-resposta para baixas e altas doses.

Este projeto internacional coordenado pelo NCI reunirá 14 estudos. Os coeficientes de risco obtidos nesta nova análise combinada irão então substituir os coeficientes de risco para câncer de tireoide utilizados atualmente para fins de radioproteção.


Linha de pesquisa


Avaliação de risco a saúde em decorrência da exposição à radiação médica e ambiental


Grupo de pesquisa


Avaliação de risco à saúde humana


Pesquisadores envolvidos


Lene Veiga

Áreas de concentração na pós-graduação do IRD

Biofísica das radiações


Estudantes


-


Duração


2009 a 2013

 

 

VOLTAR