Ауди
медицина
No result...

LINKS


Самые новые шаблоны Joomla на нашем сайте.
Красивые Шаблоны Joomla 2.5
Игровые шаблоны DLE
Самая быстрая Диета

 

Contato

Claudia Lucia de Pinho Mauricio - Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Currículo lattes

Objetivos gerais

Os trabalhadores ocupacionalmente expostos a nêutrons no país são, em sua maioria, empregados da indústria do petróleo que utilizam medidores nucleares com fontes de nêutrons para perfilagem de poços. Além dos trabalhadores da área de petróleo, é previsto um aumento da necessidade de monitoração individual de nêutrons devido à retomada do Programa Nuclear Brasileiro e operação, em futuro próximo, do reator multipropósito brasileiro, em desenvolvimento na CNEN.

A monitoração individual de nêutrons apresenta maiores dificuldades de se operacionalizar do que a de fótons. Atualmente, no Brasil existem diversos trabalhadores ocupacionalmente expostos a nêutrons que não são monitorados ou utilizam serviços estrangeiros de monitoração individual de nêutrons. Estima-se que este número ultrapasse 1.000 trabalhadores. O IRD opera um serviço de monitoração individual de nêutrons desde 1983, mas somente tem capacidade para atender cerca de 200 usuários por mês. O sistema usa a técnica de albedo e detectores termoluminescentes e já participou de comparações laboratoriais nacionais e internacionais, sempre com bom desempenho.

Nos últimos 10 anos, foi desenvolvido um novo monitor já caracterizado e que preenche os requisitos da nova norma ISO. O objetivo deste projeto é otimizar todo o sistema de monitoração individual de nêutrons com este novo monitor e aumentar a oferta deste tipo de serviço no país. Com este projeto, pretende-se triplicar o atendimento.

O impacto deste projeto é nacional, mantendo a expertise e melhorando o atendimento à demanda de monitoração de nêutrons de indivíduos ocupacionalmente expostos, principalmente em prospecção de petróleo (meta do projeto Metroradi/Finep).


Linha de pesquisa


Desenvolvimento e otimização de sistemas dosimétricos


Grupo de pesquisa


Dosimetria Externa


Pesquisadores envolvidos


Claudia L P Mauricio, Everton Rodrigues da Silva e Marcelo Marques Martins

Áreas de concentração na pós-graduação do IRD

Biofísica das radiações


Estudantes


Bruno Mendes Freitas


Duração


2011 a 2014

 

 

VOLTAR