Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia Mundial da Metrologia, 20 de maio destaca o papel essencial da metrologia
Início do conteúdo da página

Dia Mundial da Metrologia, 20 de maio destaca o papel essencial da metrologia

  • Publicado: Quinta, 20 de Maio de 2021, 09h42
  • Última atualização em Quinta, 20 de Maio de 2021, 10h45

As sete unidades de base do SI fornecem as referências que permitem definir todas as unidades de medida do Sistema Internacional

Vinte de maio é o Dia Mundial da Metrologia, que celebra a assinatura da Convenção do Metro em 1875. Para 2021 o tema escolhido para a data foi medição para a saúde, para criar consciência do importante papel que a medição desempenha na saúde e, portanto, no bem-estar das pessoas. O Dia Mundial da Metrologia reconhece e celebra a contribuição de todas as pessoas que trabalham em organizações e institutos de metrologia intergovernamentais e nacionais ao longo do ano.
 
Para marcar a data, o Inmetro publicou e divulgou portaria que atualiza o quadro geral de unidades de medida de acordo com o novo Sistema Internacional. O trabalho contou com a participação do pesquisador da Divisão de Metrologia do IRD José Ubiratan Delgado. Está acessível em bit.ly/3u5NfWP. O IRD é referência nacional em metrologia das radiações ionizantes, por meio de seu Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes, por designação do Inmetro. 
 
O tratado de 1875, do qual o Brasil foi uma das nações signatárias desde o início, forneceu a base para um sistema de medição que sustenta a descoberta científica e a inovação, a indústria e o comércio internacional, bem como o aprimoramento da qualidade de vida e a proteção do meio ambiente global.  Os institutos nacionais de metrologia participam de comparações de medição coordenadas pelo Bureau International de Pesos e Medidas (BIPM) para garantir a confiabilidade dos resultados de medição em todo o mundo.
 
Revisão do Sistema Internacional de Unidades

As medições estão presentes em tudo. Em nosso cotidiano realizamos medições desde a hora em que acordamos, observando o horário no relógio, até às mínimas tarefas. O Sistema Internacional de Unidades desempenha um importante papel nas medições. O uso das mesmas unidades de medida entre diferentes países e corporações permite compreender de forma clara os valores expressos nos processos de medição, possibilitando, por exemplo, a fabricação desde os produtos mais simples de uso cotidiano até complexas tecnologias da indústria, como por exemplo automobilística ou aeroespacial, de acordo com as especificações técnicas, com dimensões exatas e valores reconhecidos e validados internacionalmente.

O quilograma era definido a partir de um protótipo internacional, um cilindro de uma liga de platina e irídio. A solução para esse problema foi evitar o uso de uma medida material, como um protótipo, para definir uma unidade e buscar uma constante fundamental, propriedade física invariante. As unidades de medida passaram a ser definidas em função de constantes. O quilograma continuou a ser a unidade de massa, mas seu valor foi estabelecido fixando-se o valor numérico da constante de Planck. O kelvin continuou a ser a unidade de temperatura termodinâmica, mas seu valor foi estabelecido fixando-se o valor numérico da constante de Boltzmann, e assim sucessivamente, para as unidades básicas do SI. A partir dessas medidas se derivam todas as outras unidades.

Para o público em geral, as mudanças no sistema passam despercebidas, seja o peso de um produto no supermercado, ou a medição da bomba no posto de combustível , o consumo de energia e outras medições corriqueiras permaneceram  da mesma maneira após as novas definições, adotadas oficialmente a partir de 2019. O grupo de trabalho adaptou o Quadro Geral de Unidades de Medida, guia brasileiro sob a responsabilidade do organismo nacional de medições, o Inmetro,  a partir desta revisão adotada pelo BIPM.

 

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página