Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNEN organiza oficina de trabalho sobre avaliação de impacto radiológico ambiental
Início do conteúdo da página

CNEN organiza oficina de trabalho sobre avaliação de impacto radiológico ambiental

  • Publicado: Sexta, 23 de Abril de 2021, 15h35
  • Última atualização em Sexta, 23 de Abril de 2021, 15h35

     A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) promoverá, de forma virtual, entre os dias 26 e 30 de abril, a Oficina de Trabalho sobre Avaliação do Impacto Radiológico Ambiental – metodologia e ferramentas. Contando com a participação de peritos da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e especialistas brasileiros, a oficina é destinada a profissionais atuantes nas áreas de avaliação de impacto radiológico ambiental e monitoração radiológica ambiental. Mais de 80 participantes, de diversas organizações do setor público e privado, discutirão tópicos como: modelagem de dose baseada em padrões de descarga das instalações, migração de radionuclídeos em diferentes meios e desenvolvimento de programas de monitoração radiológica ambiental (PMRA).

     A oficina é parte das atividades de cooperação técnica do Brasil com a AIEA, mais especificamente o projeto BRA9060, previsto para o biênio 2020-2021. A organização ficou a cargo de servidores da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS) da CNEN: Jaqueline Calábria,  Laís Aguiar, Flávia Borges e Eduardo Figueira. O evento objetiva fortalecer a infraestrutura nacional de segurança radiológica. Dentro da programação prevista, pela manhã serão realizadas apresentações pelos peritos e especialistas nacionais. Na parte da tarde, os participantes realizarão atividades assíncronas relacionadas a temas discutidos na parte da manhã. 

     Os peritos internacionais que orientarão a oficina são Rodolfo Ávila (Facilita AB - Suécia) e Fabio Lopez (Autoridad Regulatoria Nacional - Argentina), ambos especialistas em proteção radiológica com mais de 25 anos de experiência em controle regulatório da exposição de indivíduos do público. Os palestrantes brasileiros: Elaine Rochedo, Flávia Borges, Mariza Franklin, da CNEN; e Nelson Ferreira, da Amazul, apresentarão estudos de caso em instalações diversas no país. 

Fonte: Site CNEN

registrado em:
Fim do conteúdo da página