Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Rodada de abril do Programa Nacional de Intercomparação em amostras ambientais
Início do conteúdo da página

Rodada de abril do Programa Nacional de Intercomparação em amostras ambientais

  • Publicado: Segunda, 12 de Abril de 2021, 09h42
  • Última atualização em Quarta, 28 de Abril de 2021, 15h44

     O Programa Nacional de Intercomparação (PNI) consiste em um ensaio de proficiência em amostras ambientais, coordenado pelo Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes – LNMRI. Este ano as amostras do PNI preparadas para a rodada de abril de 2021, para a matriz água, foram postadas em 25 de março, antecipadas devido ao decreto de antecipação de feriados na cidade do Rio de Janeiro, em função da pandemia da Covid-19. Com isso, as amostras chegaram aos laboratórios participantes do ensaio de proficiência antes do prazo previsto no cronograma.

                                                                                                                                                    Fotos: Divulgação LNMRI
 
Rodada de abril do PNI para a matriz água vai avaliar a performance dos laboratórios participantes

     Ensaios de proficiência são estudos interlaboratoriais utilizados como ferramenta de avaliação externa e demonstram confiabilidade dos resultados analíticos de um laboratório. Trata-se da ferramenta mais eficaz para identificar falhas e possibilitar tomada de ações corretivas e preventivas, de acordo com especialistas. É um dos itens necessários para acreditar ensaios pela norma NBR ISO/IEC 17025:2017.

     Com início em 1991, o PNI é coordenado pelo LNMRI,  que avalia a performance dos laboratórios quanto aos seus resultados, de acordo com a ABNT ISO/IEC 17043 e ABNT ISO/IEC 13528. O programa é conduzido pela Divisão de Radioproteção e pela Divisão de Metrologia, por meio do Laboratório Nacional. Duas vezes ao ano, em abril e em agosto, são distribuídas matrizes ambientais simuladas (água, solo, vegetação, filtro de ar), artificialmente contaminadas, em níveis ambientais, com um ou mais radionuclídeos importantes para a proteção radiológica e monitoração ambiental, como produtos de fissão e ativação e radionuclídeos das séries naturais do urânio e tório.

     Interessados em mais informações ou inscrições para a próxima rodada do PNI, de agosto de 2021, podem entrar em contato com o LNMRI pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página