Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IRD promove semana de apresentações online pelos 49 anos atendendo demandas da sociedade
Início do conteúdo da página

IRD promove semana de apresentações online pelos 49 anos atendendo demandas da sociedade

  • Publicado: Quinta, 18 de Março de 2021, 08h25
  • Última atualização em Terça, 06 de Abril de 2021, 17h57

O IRD completa 49 anos de fundação dia 21 de março e programou uma série de apresentações virtuais, de 22 a 26/03, com a abordagem dos principais temas que compõem o espectro institucional que tocam diretamente o cidadão. Para a diretora do instituto, Angélica Wasserman, é fundamental transformar as dificuldades em oportunidades, assim, já que estamos em um cenário bastante restrito para atividades presenciais, a comemoração do aniversário do IRD desse ano vai seguir um modelo diferenciado: ao invés de recebermos nossos convidados em nossas instalações, levaremos nosso instituto às suas casas, graças ao uso corrente das plataformas de reuniões virtuais. “Este modelo possibilita um acolhimento maior: poderemos interagir, nessa data tão preciosa, com a sociedade, ampliando sua percepção de alguns aspectos do setor nuclear e o papel do nosso instituto para o setor, ao mesmo tempo, carregando de significado, para não especialistas, palavras como radioproteção e dosimetria, entre outras. Uma outra forma de visita virtual institucional”. Na abertura da semana, ela recebe o presidente da CNEN Paulo Roberto Pertusi e o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN, Madison Coelho de Almeida. O evento, de livre acesso para o grande público, será veiculado na plataforma da Rede Nacional de Ensino e Pesquisas (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ird-programa-de-pos-graduacao-ppg). 

O instituto foi criado a partir do Laboratório de Dosimetria na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), tornando-se com o desenvolvimento  e ampliação de suas atividades um dos mais importantes centros da América Latina dedicados à proteção radiológica, dosimetria, metrologia das radiações ionizantes, referência  na América Latina no atendimento a emergências radiológicas e nucleares e com uma divisão exclusivamente voltada à física médica, para estudos em radiodiagnóstico, radioterapia e medicina nuclear. É um dos institutos da Comissão Nacional de Energia Nuclear, autarquia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e sedia o Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes, designado pelo Inmetro.

Na direção do Laboratório de Dosimetria estiveram Edgard Meyer e Anna Maria Campos de Araújo, contando inicialmente com quatro servidores. A atribuição básica do laboratório consistia em calibrar monitores de radioproteção utilizando fontes de referência e realizar monitoração ambiental do impacto das explosões atômicas ocorridas no hemisfério norte. Em 21 de março de 1972 a nova instalação do Laboratório de Dosimetria foi inaugurada e, em 29 de janeiro de 1974, foi aprovada a atual denominação, Instituto de Radioproteção e Dosimetria, IRD.  O primeiro diretor do instituto foi Rex Nazaré Alves, que se tornou mais tarde presidente da CNEN.

Serviço: De 22/03 a 26/03/2021, palestras online

Abertura, dia 22/03, às 14 horas: A Diretora do IRD Angélica Wasserman recebe o Presidente  da CNEN Paulo Roberto Pertusi e o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN Madison Almeida. Na sequência, "Ciência e tecnologia das radiações em favor da vida" é o tema da palestra de Lídia Vasconcellos de Sá (IRD/CNEN). 

Acesso: Livre, sem necessidade de inscrição prévia, pelo endereço
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ird-programa-de-pos-graduacao-ppg

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página