Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Congresso de Metrologia das Radiações acontece em formato virtual de 23 a 25 de novembro
Início do conteúdo da página

Congresso de Metrologia das Radiações acontece em formato virtual de 23 a 25 de novembro

  • Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2020, 12h57
  • Última atualização em Quinta, 05 de Novembro de 2020, 10h40

O Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes (CBMRI 2020) reunirá de 23 a 25 de novembro profissionais, pesquisadores e estudantes para discutir temas relevantes em ciência das medições. Na abertura, haverá palestra magna do pesquisador José Ubiratan Delgado, que será o homenageado desta edição, por sua contribuição à area de metrologia das radiações no país. Todos os anos o congresso destaca uma personalidade para esta distinção. Em anos anteriores, foram homenageados Rex Nazaré Alves (2014), Carlos Eduardo Veloso de Almeida (2015), Helen Koury (2016), Linda Caldas (2017), Léa Contier de Freitas (2018), Teógenes Augusto da Silva (2019), José Ubiratan Delgado (2020).

O congresso já foi realizado em Bento Gonçalves (RS),  Fortaleza (CE), Florianópolis (SC) e de forma conjunta em anos alternados com o Metrologia, que reúne congressos em metrologia mecânica, elétrica, química e óptica.  Este ano, em razão da pandemia, foi programado como uma grande maratona virtual. Os autores de trabalhos vão  enviar apresentações gravadas e estarão ao vivo via chat para interagir com os demais participantes.  Nas palestras em plenário os temas são variados: comparações interlaboratoriais e ensaios de proficiência; regulação em radiologia e a nova RDC; dosimetria em situações de acidente; importância da determinação de dose absorvida na água; metrologia de nêutrons; metrologia em radioterapia; materiais de referência radioativos; detectores de radiação; validação de metodologias analíticas e incertezas de medição; simulações de Monte Carlo; ensino digital, entre outras.

Para orientar os autores, foi realizado no último dia 29 de outubro uma reunião virtual sobre como organizar o conteúdo das apresentações e disponibilizá-lo via upload no site do congresso. A live com as orientações está disponível no site www.cbmri.org.br. O prazo para envio de trabalhos ao congresso foi encerrado, mas para participar sem apresentação de trabalho basta se registrar, fazer a inscrição e efetuar o pagamento para a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM). O encontro é resultado de uma parceria IRD, Inmetro e SBM, está em sua sétima edição, reunindo pessoas e instituições para a construção de estratégias voltadas para a disseminação da cultura metrológica e avaliação da conformidade como fatores essenciais ao desenvolvimento sustentável da sociedade.

Os vinte melhores trabalhos serão selecionados para publicação na Brazilian Journal of Radiation Science (BJRS). Haverá premiação para a melhor apresentação e o melhor poster. O   Congresso tem a coordenação do pesquisador IRD José Guilherme Pereira Peixoto (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.). Para mais informações O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Fim do conteúdo da página