Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Proteção radiológica na saúde e no meio ambiente é tema de apresentação no Mês da Ciência
Início do conteúdo da página

Proteção radiológica na saúde e no meio ambiente é tema de apresentação no Mês da Ciência

  • Publicado: Quinta, 15 de Outubro de 2020, 15h41
  • Última atualização em Quinta, 22 de Outubro de 2020, 10h05

Para falar sobre segurança radiológica na saúde e no meio ambiente,  durante a programação para o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI), a pesquisadora do IRD Lídia Vasconcellos de Sá ministrou palestra como parte das apresentações da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), no último dia 10 de outubro. Na data,  uma série de apresentações fizeram parte da programação da autarquia, vinculada ao MCTI. O presidente Paulo Roberto Pertusi concedeu entrevista em que destacou os 64 anos de fundação do órgão.

Os diretores de Radioproteção e Segurança e de Pesquisa e Desenvolvimento abriram as apresentações do dia e diversos profissionais das unidades técnico-científicas participaram da programação. Todo o conteúdo está disponível no canal ministério no YouTube. De acordo com a pesquisadora da Divisão de Física Médica IRD, a radiação faz parte do nosso cotidiano de diferentes formas, estando presente inclusive nos alimentos. O mesmo acontece com a radiação nuclear. “A radiação faz parte da nossa vida, seja radiação cósmica, solar, terrestre, os radionuclídeos contidos na alimentação, assim como as técnicas usadas pelo homem como raio X, medicina nuclear, entre outros”. Os riscos de exposição à radiação para os trabalhadores, o público e o meio ambiente que possam surgir dessas aplicações são constantemente avaliados e controlados. 

A pesquisadora contou um pouco da história do uso da radiação na medicina, com a primeira radiografia feita em 1896; as áreas em que a radiação nuclear é usada hoje na saúde e como funcionam as tecnologias de raio X, tomografias e uso da radiação para diagnosticar e tratar doenças, como a medicina nuclear e a radioterapia. Em seguida, falou da atuação da Comissão nos estudos e desenvolvimento de métodos e no controle de qualidade de equipamentos para garantir a segurança dos procedimentos, profissionais e pacientes.

Na área do meio ambiente, a CNEN, explicou Lídia, conta com laboratórios e sistemas de medição para detectar radiação. A entidade também promove a avaliação de impacto radiológico ambiental de instalações nucleares para garantir a segurança, assim como mantém estruturas de monitoramento.

Confira os temas, palestrantes e assista o conteúdo disponibilizado pelo MCTI, que também foi retransmitido pelo Facebook IRD:

Tema: Apresentação Institucional CNEN
Palestrantes: Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento CNEN  Madison Coelho de Almeida e Diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear CNEN Ricardo Fraga Gutterres.

Apresentação: O que é irradiação? E irradiação gama?
Palestrante: Dr. Márcio Tadeu Pereira (Ipen/ CNEN)

Apresentação: Segurança radiológica na saúde e no meio ambiente.
Palestrante: Dra. Lídia Vasconcellos de Sá (IRD/CNEN)

Apresentação:  O que são radiofármacos e como eles nos diagnosticam e nos curam.
Palestrante: Dr. Emerson Soares Bernardes (Ipen/CNEN)

Entrevista com o presidente da CNEN, Paulo Roberto Pertusi.

Apresentação: Projetos estruturantes do setor nuclear.
Palestrantes: Dr. Francisco Rondinelli Junior e Dr. Orlando João Agostinho Gonçalves Filho (DPD/CNEN)

Apresentação: O que é o combustível nuclear e como ele promove progresso e saúde.
Palestrante: Dra. Elita Fontenele Urano de Carvalho (Ipen/ CNEN)

 

Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações

O MNCTI foi instituído pelo decreto nº 10.497/2020, que atribui a coordenação do evento ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Durante todo o mês de outubro, o canal do YouTube do MCTI traz centenas de horas de conteúdo online para mobilizar e levar a ciência, tecnologia e inovações mais perto do dia a dia da população.

A cada dia, uma organização vinculada ao MCTI leva ao ar uma série de palestras, oficinas e conteúdos que podem ser acompanhados em www.youtube.com/ascommcti.

Confira também a programação completa do Mês em www.snct.mcti.gov.br.

Fonte: MCTI e CNEN

registrado em:
Fim do conteúdo da página