Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Outubro reúne atividades ao longo de todo o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações
Início do conteúdo da página

Outubro reúne atividades ao longo de todo o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações

  • Publicado: Quinta, 01 de Outubro de 2020, 13h08
  • Última atualização em Domingo, 04 de Outubro de 2020, 19h17

O ministro Marcos Pontes, lançou nesta sexta, 2 de outubro, junto com o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela, a primeira edição do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, instituído pelo decreto 10.497  de 2020, assinado pelo presidente da República Jair Bolsonaro. As atividades realizadas durante a Semana Nacional de C&T, já em sua 17ª edição, foram expandidas e passaram a ser realizadas durante todo o mês, contemplando ações voltadas à popularização da ciência, destacando a importância do tema para a qualidade de vida da sociedade. A CNEN e seus institutos realizam apresentações ao longo de todo o dia 10 de outubro, ocasião em que a autarquia completa 64 anos.

 As entidades vinculadas ao MCTI apresentarão palestras, oficinas, bate-papos, com transmissões das atividades ao vivo, pelo canal  YouTube/ASCOMMCTI . Na abertura oficial, o ministro e o presidente do CNPq entregaram simbolicamente de forma virtual o Prêmio José Reis ao jornalista Carlos Fioravanti, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A premiação é um reconhecimento a jornalistas, pesquisadores, escritores e instituições que contribuem significativamente para a divulgação da ciência brasileira.

Na ocasião, o ministro destacou que é preciso fortalecer as instituições para que tenham sua função cada vez mais reconhecida e lembrou a grande importância do sistema de ciência e das destacadas instituições nacionais no combate à pandemia da Covid-19. O secretário-executivo da pasta, Júlio Semeghini, afirmou que a ciência e tecnologia não é privilégio de ninguém , mas um direito de todos e que deve ser levada a todos. 

Secretários do MCTI também destacaram os esforços para a realização do evento em ambiente totalmente virtual em que a ciência é demandada e vem exigindo tanta dedicação e esforços conjuntos. Ao receber a premiação que leva o nome do grande divulgador científico José Reis, Fioravanti desejou que o Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações seja uma forma de aumentar o diálogo com os grupos sociais e construir um sistema de ciência e tecnologia mais maduro e integrado.

 

Durante todo o mês de outubro o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações promove atividades voltadas à popularização da ciência, que acontecem de forma virtual e  sob a coordenação da pasta, com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube . O evento tem o objetivo de mobilizar a população, em especial os jovens, para atividades científico-tecnológicas.  Instituições públicas e privadas, universidades, museus, fundações de amparo à pesquisa, parques ambientais, jardins botânicos e zoológicos, secretarias estaduais e municipais e outras entidades que tratem do tema promovem palestras, debates e uma série de eventos. O tema da 17a edição é "Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira". A programação pode ser acessada no site oficial do evento. De acordo com o ministério, as atividades estão ligadas  à missão Institucional do MCTI de apresentar a produção de conhecimento e riqueza, alinhadas à melhoria na qualidade de vida da população brasileira, de modo a permitir o debate acerca dos resultados, relevância e impactos da pesquisa científico-tecnológica.

Para saber mais sobre o evento: https://snct.mcti.gov.br/

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página