Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Guia orienta auditores de missões voltadas a aprimorar a radioproteção ocupacional dos países
Início do conteúdo da página

Guia orienta auditores de missões voltadas a aprimorar a radioproteção ocupacional dos países

  • Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 20h01
  • Última atualização em Sexta, 16 de Outubro de 2020, 16h44
As missões ORPAS se referem à atividade da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) voltada a aprimorar continuamente a radioproteção ocupacional, ou seja, a proteção dos trabalhadores expostos às radiações ionizantes. Os Estados-membros da AIEA solicitam a missão, que se inicia com uma autoavaliação, seguida de uma avaliação independente, presencial, com equipe composta por especialistas designados pela AIEA, para manter ou ampliar a eficácia de programas de proteção radiológica ocupacional daquele país, de acordo com as melhores práticas internacionais e alinhadas às recomendações da Agência.
 
Cada missão proporciona a autoavaliação do país participante, incremento da cultura de segurança em tecnologia nuclear e das radiações ionizantes, além de melhorias nos sistemas de qualidade nas instalações e atividades. O tecnologista do IRD Luiz Ernesto Matta, que já participou como líder de várias dessas missões, destaca que acabou de ser lançada uma publicação que funciona como um guia, para orientar os especialistas envolvidos nessa atividade pelo organismo internacional. Matta participou do grupo de trabalho que elaborou a publicação, juntamente com profissionais de outros oito países. O objetivo é normatizar a avaliação e trazer orientações bastante precisas e com critérios detalhados, de forma a tornar o trabalho dos auditores homogêneo e ainda mais eficiente.
 
Vale à pena conhecer um pouco mais sobre as missões ORPAS e a rede mundial ORPNET, voltada a promover a otimização da proteção radiológica no mundo, no site www.iaea.org.
 
Sobre a guia que acaba de ser publicada e está disponível, em inglês, para download gratuito, acesse https://bit.ly/3iKs6fX
 
 
 
Por Lilian Bueno,  Ascom IRD
registrado em:
Fim do conteúdo da página