Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IRD participa de esforço conjunto no combate à Covid-19 com doação de EPI´s e insumos
Início do conteúdo da página

IRD participa de esforço conjunto no combate à Covid-19 com doação de EPI´s e insumos

  • Publicado: Terça, 28 de Abril de 2020, 17h06
  • Última atualização em Segunda, 04 de Maio de 2020, 15h49

No esforço de combate à pandemia da Covid-19, o IRD doou kits de equipamentos de proteção individual e insumos químicos utilizados na produção de máscaras e materiais voltados à recuperação de pacientes contaminados pelo novo coronavírus. Os EPI´s foram fornecidos ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e estão sendo utilizados por profissionais do sistema de atendimento a ambulâncias da zona sul/centro e de uma unidade hospitalar. Já os insumos foram entregues à Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), que reuniu quatro grupos de pesquisa para construir equipamentos para a área médica.

Profissionais das ambulâncias do Comando de Bombeiros da Área X, Capital II, e do HCAP, unidade que atende aos militares da corporação, com agentes atuantes diretamente no combate à pandemia, receberam os kits de 100 macacões Tyvek, 200 máscaras cirúrgicas e 100 pares de sobre-sapatos. Já a doação de 40 litros de insumos laboratoriais é parte do esforço conjunto entre o Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro e a UFF, que contactou entidades e instituições que pudessem colaborar com materiais para a construção de EPI´s para a área médica, tais como máscaras e peças para respiradores. O objetivo foi o de apoiar as forças de saúde e possibilitar qualidade no tratamento das pessoas. “A ajuda fica registrada em nossa história em prol da sociedade”, destacou Walter Lucas da Silva, do Cluster.

“Em nome do coronel BM De Moraes e todas as unidades da área da zona sul e centro, gostaria de expressar nosso imenso agradecimento pelo material doado por essa instituição, o qual foi integralmente empregado”, destacou o Comando do Corpo Bombeiros Militar.

Outras iniciativas estão em curso, seguindo atuação articulada entre a Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear, à qual o IRD está vinculado, e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Desde o agravamento da situação e decretação da quarentena, no mês de março, o IRD colocou suas instalações e laboratórios à disposição e os grupos de pesquisa estão mobilizados para dar suporte a ações e políticas públicas em favor da saúde da população.

“É um momento peculiar e estamos atentos e prontos para colaborar onde identificarmos possibilidades. Esse misto de ciência e solidariedade é fundamental para o sucesso das ações para o combate à Covid-19. O IRD está fazendo sua parte, disponibilizando tudo o que está a nosso alcance”, frisou a diretora do IRD Maria Angélica Vergara Wasserman.

Reportagem: LIlian Bueno/ Ascom IRD
Arte sobre fotos: Heloisa Barra

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página