Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CNEN integra delegação brasileira na 63ª Conferência-Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)
Início do conteúdo da página

CNEN integra delegação brasileira na 63ª Conferência-Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)

  • Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2019, 10h10
  • Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2019, 10h10


Painel com apresentações de representantes do Brasil, durante evento paralelo organizado pela CNEN e World Nuclear Association:
"Spotlight on emerging and expanding nuclear countries"

O presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Paulo Roberto Pertusi, e os diretores Ricardo Fraga Gutterres (Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear - DRS) e Madison Coelho de Almeida (Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento - DPD), entre outros membros da instituição, integraram a delegação brasileira que participou da 63ª Conferência-Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O evento ocorreu entre os dias 16 e 20 de setembro, em Viena. A delegação brasileira contou também com membros do Ministério de Minas e Energia, Ministério das Relações Exteriores e integrantes da Marinha do Brasil.


Estande Brasil-Argentina, montado em exposição durante a 63a Conferência-Geral da AIEA

A equipe da CNEN que integrou a delegação brasileira presente à Conferência foi composta também pela Coordenadora-Geral de Assuntos Internacionais da instituição, Viviane da Silva Simões, e pelo Coordenador-Geral de Aplicações das Radiações Ionizantes da DPD/CNEN, Francisco Rondinelli Júnior, que acompanharam o presidente e diretores em diversos compromissos e eventos paralelos específicos da CNEN, conforme relacionado abaixo.

A Conferência ocorre anualmente e reúne representantes dos Estados-Membros da AIEA. No encontro são avaliadas e decididas medidas para fortalecer a cooperação internacional em matéria de segurança nuclear, ações de salvaguardas nas aplicações da energia nuclear, ações de cooperação técnica entre a AIEA e os países que a integram e também questões orçamentárias, os projetos e investimentos da AIEA. 

Os integrantes da delegação brasileira estiveram envolvidos em eventos da área nuclear paralelos à Conferência-Geral da AIEA. Foram realizadas visitas a laboratórios da Agência, encontros científicos abordando aplicações da energia nuclear em diferentes áreas, entre outras atividades.

Texto: Luis Machado/ CNEN - Fotos: Divulgação CNEN

Fonte: Site Cnen (http://www.cnen.gov.br/ultimas-noticias/597-cnen-integra-delegacao-brasileira-na-63-conferencia-geral-da-agencia-internacional-de-energia-atomica-aiea)

registrado em:
Fim do conteúdo da página