Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Novo diretor de pesquisa e desenvolvimento CNEN inicia suas atividades
Início do conteúdo da página

Novo diretor de pesquisa e desenvolvimento CNEN inicia suas atividades

  • Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2019, 09h11
  • Última atualização em Segunda, 19 de Agosto de 2019, 09h22

 
Diretor de P&D, Madison Coelho de Almeida (E) e o presidente CNEN Paulo Roberto Pertusi
Fotos: E. R. Paiva/ Ipen-CNEN SP

O novo diretor  de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Madison Coelho de Almeida, assinou termos de posse e exercício no último dia 13 de agosto, no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), unidade da CNEN em São Paulo, dando início oficial às atividades como diretor da autarquia, durante reunião com dirigentes da autarquia com o presidente do órgão, Paulo Roberto Pertusi.

A nomeação de Madison Coelho de Almeida já havia sido publicada na edição do Diário Oficial da União de 16 de julho. Ele assume a função que vinha sendo ocupada interinamente por Orlando João Agostinho Gonçalves Filho. "Este é um momento simbólico de transmissão de cargo da DPD, e eu gostaria aqui de enaltecer e reconhecer o trabalho dessa Diretoria”, afirmou o presidente da CNEN, Paulo Roberto Pertusi.

Madison Almeida é mestre em Ciências Aeroespaciais, com MBA em Administração e especialização em gestão de pessoas. Foi coordenador geral das áreas nuclear e aeroespacial, no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), no biênio 2017/18, e gerente de tecnologia satelital, na Telebras, em 2019, cargo que ocupou até a sua vinda para a Comissão. O novo diretor pretende exercer uma gestão integrada às demais áreas da CNEN e, principalmente, em atuação sinérgica com as atividades de cada um dos seis Institutos. Para ele, "importante se faz que a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação caminhem de forma convergente com os interesses institucionais do Estado, para o bem da sociedade”.

"Quero agradecer pela disposição para aceitar o desafio de assumir a DPD, vindo de uma trajetória de sucesso no nosso Ministério, em uma função financeiramente mais vantajosa. Mas ele abdicou para servir a CNEN. Pessoas abrem mão de coisas boas para elas para colocar um tijolinho a mais em outra missão. Todo cargo requer competência e sorte, e Madison já tem os dois”, acrescentou Pertusi.

Dirigentes das unidades de pesquisa e da CNEN sede se reuniram em São Paulo
Foto:E. R. Paiva/ Ipen- CNEN SP

O presidente da CNEN destacou o trabalho coordenado entre a DPD, a Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS) e a Diretoria de Gestão Institucional (DGI). Aproveitou para agradecer a Ricardo Fraga Guterres e Roberto Salles Xavier, diretores substitutos da DRS e da DGI, respectivamente. Ambos estavam presentes na reunião, que contou ainda com dirigentes de todas unidades de pesquisa da CNEN. Também agradeceu a José Carlos Bressiani, ex-superintendente do IPEN (2013-2016) e diretor da DPD por dois anos, tendo deixado o cargo a pedido. Bressiani é pesquisador do Centro de Ciência e Tecnologia de Materiais (CCTM-IPEN) e está no instituto há 44 anos. "Quando saí da Superintendência e achei que ia parar, veio o convite para a DPD. Agradeço a confiança e me coloco à disposição do Madison para colaborar no que for preciso”, disse.

Orlando Agostinho, que atuou diretor interino da DPD, também manifestou gratidão a Pertusi pelo apoio e confiança. "Foi uma satisfação esse trabalho com vocês nesse breve período na DPD. Quero dar as boas-vindas ao Madison e dizer que a DPD tem uma equipe pequena, mas muito comprometida. Desejo-lhe boa sorte, Madison, e conte conosco”, afirmou, dirigindo-se ao novo diretor.

Dizendo-se feliz em assumir a DPD e alinhado ao que já vem sendo realizado, Madison destacou a "oportunidade única” de tomar posse com a presença de todos os institutos vinculados a sua Diretoria, os quais – ressaltou – "tenho muita vontade de conhecer”. "Nos últimos dois anos, 2017 e 2018, trabalhei na área nuclear. Quero muito interagir e realizar um trabalho proveitoso com todos”.

Fonte: Site CNEN

registrado em:
Fim do conteúdo da página