Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IRD participa de exposição de ciência e tecnologia durante reunião anual da SBPC
Início do conteúdo da página

IRD participa de exposição de ciência e tecnologia durante reunião anual da SBPC

  • Publicado: Quarta, 24 de Julho de 2019, 02h13
  • Última atualização em Sábado, 03 de Agosto de 2019, 16h29
 
 
O IRD participou da Avenida da Ciência, exposição dos institutos do MCTIC, no estande da Comissão Nacional de Energia Nuclear, durante a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 21 a 27 de julho, em Campo Grande, MS. A mostra de ciência, tecnologia e inovação aconteceu na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Participaram em conjunto outros três institutos de pesquisa da autarquia: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear e Instituto de Engenharia Nuclear, localizados respectivamente em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
 
O público central da mostra, gratuita, foram alunos de ensino médio e superior, professores, profissionais de diversas áreas que tiveram a oportunidade de conhecer diversas instituições de pesquisa e projetos em C&T.  A abertura da feira científica foi realizada pelo secretário executivo do MCTIC Júlio Semeghini.
 
Na área destinada ao IRD no estande, os alunos  puderam manusear detectores de radiação, conhecer e experimentar equipamentos de proteção individual utilizados em situações de emergência. Os participantes também puderam visitar laboratórios da área de metrologia do instituto utilizando óculos de realidade virtual.
 
 

 
No estande estiveram reunidos produtos, serviços tecnológicos, pesquisas e atividades de ensino oferecidos nas unidades da autarquia. O IEN trouxe um filme em 3D sobre as aplicações da tecnologia e simulações em realidade virtual sobre a proteção física de instalações nucleares. O CDTN e o Ipen apresentaram sobre a tecnologia de irradiação de alimentos e produção de radiofármacos, elementos radioativos empregados em tratamentos e diagnósticos, entre outras atividades. Pôsteres e folhetos informativos sobre diversas aplicações da tecnologia nuclear foram expostos na área de exposições, montada no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
 
Segundo o chefe da Divisão de Emergências Radiológicas e Nucleares do IRD, tecnologista Elder Magalhães de Souza, foi uma aproximação importante e necessária em relação às instituições de pesquisa. Atendimento a emergências, coleta de amostras ambientais e cultura de segurança foram alguns dos temas de palestras ministradas por profissionais do instituto. Pesquisadores do IPEN e do CDTN também apresentaram temas na sessão chamada "Diálogos do MCTIC".
 
A mostra, aberta pelo secretário executivo do MCTIC Júlio Semeghini, aconteceu de 22 a 27 de julho, como evento paralelo à 71a Reunião Anual da SBPC. Para saber mais sobre a reunião acesse https://sbpc.ufms.br/
 
Desafios da proteção radiológica

A pesquisadora da Divisão de Física Médica do IRD Lídia Vasconcellos de Sá participou da mesa-redonda Desafios da Proteção Radiológica nas Aplicações Médicas Brasileiras, coordenada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, dia 22 de julho, como parte da programação principal da Reunião Anual da SBPC. Outros palestrantes foram Alair Sarmet dos Santos, presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia; Alexandre Bacelar, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Dolores Del Carmen Tanus.
 
O objetivo da discussão foi melhorar as práticas médicas envolvendo uso da radiação ionizante em diagnósticos. "É preciso reforçar a proteção e segurança radiológica via campanhas de justificação e otimização de doses", afirmou Alair, que demonstrou em sua palestra ações em curso para promover por meio da educação o uso seguro da radiação em diagnósticos médicos.
 
Sarmet apontou aspectos que podem ser mudados ou aprimorados na prática médica diária. Bacelar destacou o aspecto da qualidade. "Precisamos garantir que há treinamento, cuidado com paciente e que os equipamentos estão funcionando adequadamente". Campanhas como a Image Gently e Image Wisely visam reduzir as doses e otimizar procedimentos.
 
Meio ambiente
Coleta de amostras ambientais foi o tema da palestra de Elder Magalhães de Souza e Carlos Henrique Romeiro, na terça, dia 23, como parte das sessões paralelas. Os profissionais do IRD abordaram as etapas para coleta, as especificidades relacionadas à monitoração de locais, tipos de amostras e detalhes sobre armazenamento e transporte de materiais. As apresentações compuseram parte da programação Diálogos com o MCTIC, que aconteceram em auditórios conexos à Avenida da Ciência.
 
As atividades incluíram, além da programação científica (conferências, mesas-redondas e encontros), a SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação e SBPC Cultural, a Jornada Nacional de Iniciação Científica e as exposições da SBPC Jovem e ExpoTeC, que integraram o Dia da Família na Ciência. Todas as programações, exceto os minicursos, puderam ser assistidas gratuitamente pelos visitantes.
 
O ministro titular da pasta de C&T, astronauta Marcos Pontes, era esperado no dia 26 de julho. Após visitar os estandes, ele faria uma conferência, apresentada pelo professor Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC.
 
Texto e fotos: Lilian Bueno/ Ascom IRD
registrado em:
Fim do conteúdo da página