Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Nomeada nova diretora do IRD, a pesquisadora Maria Angélica Vergara Wasserman
Início do conteúdo da página

Nomeada nova diretora do IRD, a pesquisadora Maria Angélica Vergara Wasserman

  • Publicado: Terça, 28 de Maio de 2019, 09h12
  • Última atualização em Terça, 28 de Maio de 2019, 11h25


Wasserman é pesquisadora da área de radioecologia
Foto: Luiz Tadeu Duarte

A pesquisadora Maria Angélica Vergara Wasserman é a nova diretora do Instituto de Radioproteção e Dosimetria. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 28 de maio. Servidora de carreira do órgão, onde ingressou por meio de concurso público para a Comissão Nacional de Energia Nuclear em 1995, ela foi escolhida por meio de um Comitê de Busca instituído em outubro de 2018 .

Wasserman é graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1982), tem mestrado em Geociências pela Universidade Federal Fluminense (1985) e doutorado em Geoquímica pela Universidade de Bordeaux I (1991), na França. Lidera grupo de pesquisa na área de radioecologia que tem como objetivo gerar subsídios técnicos e científicos para a tomada de decisão de medidas visando a proteção ambiental e a recuperação de áreas contaminadas por atividades industriais ou em decorrência de acidentes nucleares ou radiológicos.

Desde 2003, a pesquisadora é professora do Programa de Pós-graduação em Radioproteção e Dosimetria do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (PPG/IRD), tendo sido coordenadora do PPG/ IRD entre 2008 e 2010. Também é docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Nucleares do Instituto de Engenharia Nuclear, desde 2011. Wasserman assume o posto no lugar do físico Renato Di Prinzio.

registrado em:
Fim do conteúdo da página