Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Treinamento em radioproteção e metrologia na sede do IRD
Início do conteúdo da página

Treinamento em radioproteção e metrologia na sede do IRD

  • Publicado: Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 15h36
  • Última atualização em Sábado, 09 de Março de 2019, 02h14

Fundamentos de radioproteção e metrologia foi o curso realizado de 25 de fevereiro a 1 de março, na sede do IRD, Rio de Janeiro. Um dos treinamentos de maior procura no instituto, a edição contou com 80 participantes. Está em análise o oferecimento de mais uma turma ainda este ano.

Além da teoria, os participantes tiveram contato com práticas relacionadas ao uso de detectores de radiação e equipamentos utilizados no atendimento a emergências. No programa, estrutura da matéria; fontes naturais e artificiais de radiação; efeitos biológicos das radiações; metrologia; grandezas radiológicas; uso de detectores de radiação e equipamentos de proteção individual em emergências; instrumentação nuclear e calibração de detectores; monitoração radiológica individual, ambiental e de área; normas básicas de radioproteção.

O curso recebeu participantes de instituições de pesquisa científica, da área médica, de organizações públicas de vários setores, técnicos e tecnólogos em radiologia, entre outras atividades, e foi coordenado pelo pesquisador da Divisão de Metrologia do IRD José Ubiratan Delgado.

 

Texto: Lilian Bueno/ Ascom IRD

registrado em:
Fim do conteúdo da página