Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para mestrado e doutorado IRD até 30 de novembro
Início do conteúdo da página

Inscrições para mestrado e doutorado IRD até 30 de novembro

  • Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 15h33
  • Última atualização em Sexta, 23 de Novembro de 2018, 01h21

O IRD recebe inscrições para o seu processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Radioproteção e Dosimetria até o dia 30 de novembro. O prazo foi prorrogado, por meio de comunicado do Serviço de Ensino. As datas das provas foram mantidas, de acordo com o divulgado em  edital. Os candidatos deverão  cursar engenharia, áreas afins ou interdisciplinares correlatas às áreas de concentração de pesquisa do IRD (Biofísica das Radiações, Física Médica, Metrologia e Radioecologia). Serão aceitas inscrições de candidatos cursando o último semestre de graduação. Neste caso, eles deverão apresentar declaração emitida pela Instituição de Ensino Superior, informando a previsão de conclusão do curso de graduação.

A primeira etapa das provas acontecerá no dia 3 de dezembro (proficiência em inglês). A apresentação de projeto e entrevistas para os candidatos ao doutorado ocorrerá entre os dias 10 e 13 de dezembro. O resultado final será divulgado no dia 20 de dezembro. Estão previstas até 14 vagas para o mestrado, já incluídas quatro vagas para estrangeiros portadores de bolsas de estudos fornecidas por órgãos de fomento não nacionais, como por exemplo a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Para o doutorado, há 9 vagas, já incluídas quatro para estrangeiros portadores de bolsas de estudos fornecidas por órgãos de fomento não nacionais, como por exemplo a AIEA. Candidatos oriundos de instituições estrangeiras deverão apresentar o diploma devidamente reconhecido por órgãos oficiais brasileiros.

O Programa em Radioproteção e Dosimetria do IRD dispõe anualmente de cotas de bolsas de estudo oferecidas por órgãos de fomento como Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), além da própria CNEN, para os candidatos classificados. Para o mestrado, a seleção contempla proficiência em língua inglesa, redação, prova de conhecimentos específicos, análise de currículo e entrevista. Para o doutorado, não há redação e o candidato apresenta seu projeto de pesquisa para uma banca de avaliadores.  As provas acontecem na sede do instituto. Mais informações e editais disponíveis no site do IRD, portal de ensino, onde também consta o comunicado prorrogando a data de inscrição.

Após o dia 23 de novembro, o candidato deverá efetuar sua inscrição de forma presencial. O horário de atendimento da Secretaria de Pós-Graduação do IRD  é de 9 às 11 horas e das 14 às 15 horas, na Avenida Salvador Allende s/n, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O telefone para contato é (21) 2173-2914.

Editais:

Mestrado http://moodle.ird.gov.br/ensino/images/edital%20mestrado%202019.pdf

Doutorado http://moodle.ird.gov.br/ensino/images/edital%20doutorado%202019_1.pdf

Texto: Lilian Bueno/ Ascom IRD

registrado em:
Fim do conteúdo da página