Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Semana da pós-graduação premia melhores trabalhos e destaca inovação
Início do conteúdo da página

Semana da pós-graduação premia melhores trabalhos e destaca inovação

  • Publicado: Segunda, 03 de Setembro de 2018, 19h43
  • Última atualização em Terça, 04 de Setembro de 2018, 13h04

Na abertura da Semana de Pós-Graduação IRD, de 27 a 31 de agosto, o diretor do instituto Renato Di Prinzio destacou a importância das pesquisas desenvolvidas na instituição pelos alunos da pós e do intercâmbio promovido pelo evento. Foram realizadas sessões de apresentações das pesquisas realizadas pelos alunos da pós e escolhidos os melhores trabalhos apresentados nas categorias mestrado e doutorado, e em cada uma das áreas de concentração do programa, que forma pesquisadores em Radioproteção e Dosimetria.

O prêmio de melhor apresentação na categoria doutorado coube a Ämilie Louize Degenhardt, com o título “Desenvolvimento de um protocolo para avaliação da incorporação de radionuclídeos em situações de emergência com base em uma rede de clínicas de medicina nuclear”, sob orientação de Bernardo Dantas e coorientação de Wanderson de Oliveira Sousa. Na categoria mestrado foi escolhido o trabalho “Desenvolvimento e calibração de um sistema portátil para monitoração in vivo de radionuclídeos de alta energia em situações de emergência”,  desenvolvido por Alexandre Barbosa e também orientado por Dantas. Foram entregues ainda certificados aos primeiros colocados nas áreas de radioecologia, metrologia, física médica, biofísica das radiações.

 
Trabalho de Ämilie Louize Degenhardt foi escolhido como o melhor na categoria doutorado. 

O coordenador da Pós-Graduação José Guilherme Peixoto destacou o foco da edição deste ano em inovação. A semana de atividades foi encerrada com um workshop com os professores, voltado à discussões sobre melhorias no programa de pós-graduação e novos desafios. A partir desta atividade, foi iniciado um processo de discussões para implementação de alterações na grade curricular, inclusive com o oferecimento de novas disciplinas. Também foram apresentadas as datas de ingresso no mestrado e doutorado 2019. As inscrições no processo seletivo começam a ser aceitas a partir de 5 de novembro, data antecipada em relação aos editais anteriores. As provas serão realizadas em janeiro.

Inovação

Durante a semana, palestras científicas abertas ao público em geral trataram do tema inovação. O novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação foi tema da apresentação da tecnologista da CNEN Daniela Lima Cerqueira Archila, que falou sobre oportunidades e implicações para uma instituição de ciência e tecnologia pública.

Na palestra científica Criação de biostartups, Marília Sant'anna, da coordenação de Base Tecnológica do Sebrae/RJ, destacou a importância da geração de produtos e serviços a partir do conhecimento gerado na academia. “O pesquisador é um empreendedor nato, já que o empreendedor é aquele que pesquisa, tem iniciativa e informações, identifica oportunidades e busca se aprimorar”, enfatizou.

Ainda sobre o tema, que motivou alunos e pesquisadores na plateia, a palestrante destacou que a biostartup une dois conceitos - de startup e bioeconomia -, ou seja cuida da formação de uma organização para a criação de algo novo, facilmente multiplicado, capaz de gerar inovação, sustentabilidade e um novo ciclo econômico.

 

Texto: Lilian Bueno*  Fotos: Heloisa Barra/ Ascom IRD

registrado em:
Fim do conteúdo da página