Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Maratona científica no RJ reunirá estudantes e profissionais e vai premiar os melhores projetos
Início do conteúdo da página

Maratona científica no RJ reunirá estudantes e profissionais e vai premiar os melhores projetos

  • Publicado: Sexta, 29 de Junho de 2018, 14h25
  • Última atualização em Quarta, 04 de Julho de 2018, 18h09

O Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes (CBMRI) 2018, em sua quinta edição, de 26 a 28 de novembro, no Rio de Janeiro, pretende inovar. Será o primeiro evento na área a promover o hackathon, uma maratona científica, com o tema "Soluções tecnológicas em radiações ionizantes pela segurança de trabalhadores, público e pacientes". Podem participar profissionais e alunos de cursos técnicos e de cursos de graduação e pós-graduação de diversas áreas em todo o território nacional,  Serão até 50 participantes, divididos em equipes, com 48 horas para elaborar todo o trabalho.

A competição, promovida pelo IRD, Sociedade Brasileira de Metrologia e Sebrae/RJ, vai reunir pessoas empreendedoras, visionárias, apaixonadas por tecnologia e inovação que possam deixar um legado para a área de radiações ionizantes. Os participantes podem ser programadores, designers, físicos, biólogos, engenheiros, gestores, entre outros profissionais ou estudantes dessas áreas, com o objetivo de desenvolver projetos e soluções tecnológicas em radiações ionizantes.

“O nosso grande objetivo com o  hackaton é usar as ideias desses jovens para acelerar soluções tecnológicas que refletirão na melhoria da qualidade de vida das pessoas e no compromisso com o uso pacífico da tecnologia nuclear", afirma José Guilherme Peixoto, presidente do CBMRI 2018 e coordenador da Pós-Graduação em Radioproteção e Dosimetria do IRD.
Empresas ligadas à área de radiações ionizantes e indústrias e organizações que promovem a tecnologia nuclear participarão do hackaton, cuja abertura acontece às 12 horas do dia 26, pouco depois do início do CBMRI. Profissionais do segmento vão atuar como consultores das equipes. Ao final da maratona, cada equipe deve elaborar um protótipo, uma apresentação em arquivo ppt, um pitch, que serão avaliados e escolhido o projeto vencedor, anunciado horas depois, durante a cerimônia de encerramento do congresso.

O CBMRI reunirá profissionais, pesquisadores, gestores e dirigentes de instituições para discutir temas importantes para metrologia das radiações ionizantes. No site cbmri.org.br/hackathon regulamento e todos os detalhes para as inscrições. Sobre o congresso em geral, o site traz as datas importantes e informações sobre inscrições com ou sem submissão de trabalhos.

Serviço:
Hacking Ion
Quando: De 26 a 28 de novembro, durante o CBMRI 2018
Local: IRD, na Barra da Tijuca, RJ
Quem promove: IRD, Sociedade Brasileira de Metrologia e Sebrae/RJ.
Site: www.cbmri.org.br/hackathon


Texto: Lilian Bueno/ Ascom IRD
Arte: Ascom IRD

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página