Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Profissionais de hospitais de campanha recebem treinamento sobre emergência no IRD
Início do conteúdo da página

Profissionais de hospitais de campanha recebem treinamento sobre emergência no IRD

  • Publicado: Terça, 22 de Maio de 2018, 15h44
  • Última atualização em Terça, 22 de Maio de 2018, 16h24

A Divisão de Atendimento a Emergências Radiológicas e Nucleares (Dieme) do IRD promove, nos dias 22 e 23 de maio, o curso Radioproteção e Saúde para Hospitais de Campanha (HCamp). O treinamento aborda medidas necessárias em caso de uma emergência envolvendo material radioativo.

Na programação, eles aprendem a manusear detectores de radiação, utilizar equipamentos de proteção individual contra radiações ionizantes, assistem a apresentações sobre organização de resposta a uma emergência e sobre o acidente de Goiânia. Na parte de radioproteção, os instrutores são profissionais da Dieme, alguns com experiência no trabalho de atendimento a vítimas e na pronta resposta ao acidente radiológico com o césio-137 em Goiânia, em 1987.


O treinamento passará a fazer parte dos cursos regulares do IRD e foi montado sob demanda para profissionais de HCamp

Na parte médica, dia 23, a chefe do serviço de Medicina Nuclear do Hospital Naval Marcílio Dias, capitã-de-fragata Isabella Knust aborda temas relacionados ao atendimento médico, radiobiologia, atendimento a radioacidentados.

Os participantes são profissionais de hospitais da Marinha, Exército e Aeronáutica. O conceito de hospital de campanha vem da Segunda Guerra Mundial e está relacionado aos cuidados médicos temporários em situações emergenciais, até que as vítimas possam ser transportadas para instalações permanentes em condições de segurança.

 

Texto e fotos: Lilian Bueno/ Ascom IRD

Fim do conteúdo da página