Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Homenagem ao pesquisador Akira Iwahara e palestras sobre desenvolvimento da metrologia das radiações no país
Início do conteúdo da página

Homenagem ao pesquisador Akira Iwahara e palestras sobre desenvolvimento da metrologia das radiações no país

  • Publicado: Segunda, 21 de Maio de 2018, 17h01
  • Última atualização em Segunda, 21 de Maio de 2018, 18h29

No último dia 17 de maio, dirigentes de instituições, representantes de sociedades científicas, pesquisadores e gestores  estiveram reunidos na sede do IRD para uma solenidade comemorativa pelo Dia Mundial da Metrologia. Foi aberto também oficialmente o workshop “Incertezas de Medição em Monitores de Calibração”, que se realizou dias 17 e 18 de maio no instituto.

O diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da CNEN Alexandre Groman destacou a importância da parceria do IRD com o Inmetro e a alta competência técnica existente na instituição. O diretor do IRD Renato Di Prinzio ressaltou o esforço e a dedicação de toda a equipe da área de metrologia, atuando pelo fortalecimento da estrutura metrológica nacional. O grande impacto que a metrologia tem junto à sociedade e o quanto o cidadão se beneficia do desenvolvimento dessa ciência no cotidiano foi lembrado pelo assessor da presidência do Inmetro Jorge Cruz.


Servidores, alunos, gestores de instituições científicas e autoridades participaram de cerimônia no IRD

Uma homenagem ao pesquisador do IRD Akira Iwahara foi realizada durante a solenidade, por sua contribuição à área no país. A saudação ao profissional coube à chefe da Divisão de Metrologia do IRD Karla Patrão, que destacou o comprometimento de Iwahara com a disseminação do conhecimento e pela valiosa atuação, reconhecida pelos pares e atestada nos trabalhos científicos de alcance nacional e internacional publicados pelo pesquisador.

Em palestra, o coordenador científico do programa nacional de formação em radioterapia e ex-diretor do IRD - de 1980 a 1985 - Carlos Eduardo Veloso de Almeida mostrou uma evolução histórica sobre a metrologia das radiações ionizantes no Brasil. Teógenes da Silva, pesquisador do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), apresentou palestra sobre desafios metrológicos e mostrou a importância de um trabalho sistemático e integrado, contemplando investimentos em infraestrutura, pessoal, gestão do conhecimento, qualidade, entre outros fatores.

Desde 1976 o Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes do IRD participa da rede de Laboratórios de Dosimetria Padrão Secundário, coordenada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É o laboratório nacional de referência designado pelo Inmetro, atuando como padrão secundário em metrologia de raios X, radionuclídeos e nêutrons. Está rastreado ao laboratório padrão primário do Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM).

O dia mundial dedicado à metrologia foi comemorado em 20 de maio quando a Convenção do Metro foi assinada em Paris, dando origem ao Sistema Internacional de Unidades.  Em 2018, o lema escolhido faz menção ao sistema internacional de unidades em constante evolução. A metrologia é a ciência das medições, voltada a garantir confiabilidade, promovendo assim práticas seguras e proteção ao consumidor.

Reportagem e fotos: Lilian Bueno/ Ascom IRD

registrado em:
Fim do conteúdo da página