Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Diretor de Agência Internacional de Energia Atômica visita IRD
Início do conteúdo da página

Diretor de Agência Internacional de Energia Atômica visita IRD

  • Publicado: Terça, 20 de Março de 2018, 12h38
  • Última atualização em Quarta, 28 de Março de 2018, 22h17

O Diretor Geral Adjunto de Cooperação Técnica da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Dazhu Yang,  visitou o IRD no último dia 19 de março, acompanhado do chefe da Seção de Cooperação Técnica para a América Latina da AIEA Raul Ramirez Garcia. A comitiva foi acompanhada pela coordenadora-geral de assuntos internacionais da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Viviane Simões, e pelo assessor Chao Tsu Chia. Foram visitadas as áreas de metrologia de raio-X e nêutrons e as instalações do laboratório de indústria.

O diretor do IRD, Renato Di Prinzio, apresentou as atividades desenvolvidas em radioproteção e segurança, emergência, dosimetria, física médica, metrologia e estudos ambientais, além das atividades de apoio ao organismo regulador brasileiro na área nuclear (CNEN). A formação desde o mestrado e doutorado stricto sensu e a pós-graduação lato sensu foram enfatizados pelo gestor. Participaram do encontro os chefes de divisão e de serviços tecnológicos do IRD.


Atividades do IRD em diversos campos da tecnologia nuclear foram apresentadas

Yang mostrou interesse na atividade institucional de capacitação que proporciona aos profissionais de países da África cursarem o mestrado lato sensu em radioproteção e segurança de fontes radioativas. O curso realizado no IRD é resultado de uma parceria com a AIEA. “É importante essa atividade, assim como a ida de experts brasileiros a esses países”, afirma. Nas áreas técnicas pode acompanhar laboratórios que tiveram aporte de recursos do organismo internacional.

A comitiva seguiu em visita para conhecer atividades relacionadas à tecnologia nuclear e ao programa nuclear brasileiro. Os compromissos oficiais incluíram visitas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, ao Ministério das Relações Exteriores e ao Gabinete de Segurança Institucional em Brasília, dia 20. Na quarta, 21, visitaram o projeto de uso de radiação ionizante para controle do mosquito Aedes aegypt, no Recife. Na quinta, conheceram o Centro Industrial Nuclear de Aramar, em Iperó (SP), instalação da Marinha do Brasil, e o local onde será construído o Reator Multipropósito Brasileiro, projeto voltado à produção radioisótopos, matéria-prima para os radiofármacos empregados na área médica. Dia 23, sexta, visitaram a área de radioterapia do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), instituto vinculado à CNEN.

A visita finaliza com um encontro com o presidente da CNEN Paulo Roberto Pertusi para a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre o Brasil e a AIEA, ainda no Ipen, em São Paulo.


Comitiva foi recebida por  chefes de divisão e de serviços tecnológicos do IRD

 

Texto: Lilian Bueno/ Ascom IRD
Fotos: Heloisa Barra/ Ascom IRD
(O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

Fim do conteúdo da página