Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Congresso Metrologia 2017 discute qualidade e inovação na pesquisa e nos serviços tecnológicos
Início do conteúdo da página

Congresso Metrologia 2017 discute qualidade e inovação na pesquisa e nos serviços tecnológicos

  • Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2017, 19h42
  • Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2017, 22h50

Profissionais e pesquisadores estão reunidos de 26 a 30 de novembro, em Fortaleza, para o Congresso Metrologia 2017, evento promovido pela Sociedade Brasileira de Metrologia, Inmetro e IRD, que tem como objetivo disseminar a cultura da metrologia e avaliação da conformidade como fatores essenciais ao desenvolvimento sustentável. Da mesa de abertura participaram o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda; o presidente do Inmetro, Carlos Augusto Azevedo; o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Paulo Roberto Pertusi; o presidente da Sociedade Brasileira de Metrologia, João Carlos Guimarães Lerch; o diretor do Instituto de Radioproteção e Dosimetria, Renato Di Prinzio; o presidente do Congresso, Américo Tristão Bernardes.


Os congressistas estão reunidos em encontro que tem como tema "Garantia  da qualidade em um mundo em mudanças"

O secretário Arruda destacou a importância da educação, da formação de qualidade e a temática do encontro, de alta relevância para o país. O presidente da CNEN, que representou o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Gilberto Kassab, ressaltou o trabalho institucional da Comissão e do IRD na formação de pessoal de alto nível e na prestação de serviços tecnológicos. O presidente do Inmetro abordou a troca de experiências e o intenso trabalho envolvido na realização do encontro e mencionou o lançamento de uma coleção didática sobre metrologia. O diretor do IRD frisou que os pesquisadores, tecnologistas e demais trabalhadores em metrologia das radiações ionizantes têm a importante missão de garantir a rastreabilidade metrológica e disseminar o conhecimento nessa área, levando-o ao cotidiano dos cidadãos.

Na palestra magna de abertura, dia 26, o consultor na área de inovação e ex-presidente da Motorola do Brasil Flávio Grynspan apresentou a importância das novas ideias, gerando startups, e como é fundamental que estas novas ideias levem em conta a visão do cliente, do usuário. Ele também abordou a dificuldade que têm as universidades e instituições com a transferência tecnológica para o setor produtivo.

Demanda por calibração, preço do produto e garantia da qualidade são temas do Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes (CBMRI), já em sua quarta edição.  O IRD levou à área de exposições do evento uma apresentação em realidade virtual dos laboratórios da área de metrologia. 

No total, foram 300 trabalhos inscritos, sendo 273 aprovados para apresentação em 35 sessões paralelas e duas sessões pôster. Destes, 100 serão publicados em periódico internacional. A nona edição do encontro técnico-científico reúne 400 participantes e seis congressos simultâneos:  9º Congresso Brasileiro de Metrologia (CBM); IV Congresso Internacional de Metrologia Mecânica (CIMMEC); XII Congresso Internacional de Metrologia Elétrica (SEMETRO); IV Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes (CBMRI); III Workshop da Rede de Metrologia Química do Inmetro (Remeq-I); II Congresso Brasileiro de Metrologia Óptica (CBMO). O tema do congresso é "Garantia da qualidade em um mundo em mudanças". Mais informações em www.metrologia2017.org.br .

Reportagem e fotos: Lilian Bueno/ Ascom IRD

registrado em:
Fim do conteúdo da página