Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Publicação sobre efeitos da radiação e fontes disponível para download
Início do conteúdo da página

Publicação sobre efeitos da radiação e fontes disponível para download

  • Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2017, 11h09
  • Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2017, 10h14

"Radiação: Efeitos e Fontes" é o título da publicação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) traduzida e adaptada pelo IRD que está disponível gratuitamente para download. O livreto baseia-se nos principais relatórios científicos do Comitê Científico das Nações Unidas sobre os Efeitos da Radiação Atômica (UNSCEAR) produzidos nos últimos 25 anos.

O objetivo é expandir o conhecimento sobre os níveis de exposição às radiações ionizantes e possíveis efeitos associados ao público em geral, estudantes e curiosos sobre o tema, de acordo com a pesquisadora do IRD Lidia Vasconcellos de Sá, representante do Brasil no Comitê, que participou da tradução, feita por Fernando Fama, aluno do curso de especialização lato sensu do instituto. A publicação fornece informações sobre ciências básicas relacionadas à radiação (origem, quantidades e unidades), efeitos de radiação nos seres humanos e no meio ambiente e fontes de radiação naturais e artificiais.

O documento deve ser baixado no site do IRD ou diretamente na página da UNSCEAR. Publicado em 2016, em inglês, por ocasião do 60º aniversário do Comitê, já está disponível em outros dez idiomas, com o apoio técnico e financeiro dos Estados-membros e com as respectivas versões traduzidas reconhecidas.

Desde sua criação, o Comitê das Nações Unidas publica relatórios que servem como fontes de avaliação das exposições à radiação provenientes de testes de armas nucleares e produção de energia nuclear; usos médicos da radiação; fontes de exposição ocupacional e fontes naturais. Nesses documentos também são avaliados estudos detalhados sobre câncer radioinduzido e doenças hereditárias, e as consequências radiológicas de acidentes na saúde e no meio ambiente.

Para acessar a publicação no site IRD, clique aqui.

Para acessar a publicação da Unscear em 11 idiomas disponíveis, clique aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página