Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Treinamento para médicos sobre radioproteção e resposta a emergências radiológicas
Início do conteúdo da página

Treinamento para médicos sobre radioproteção e resposta a emergências radiológicas

  • Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2017, 13h45
  • Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2017, 13h45

A Divisão de Atendimento a Emergências (Dieme) do IRD promoveu, nos dias 21 e 22 de setembro, um curso de radioproteção para profissionais da área de saúde da Marinha e da Aeronáutica. Os militares treinados são fuzileiros navais, membros do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo e do Instituto de Medicina Aeroespacial.

No programa, temas sobre proteção radiológica, resposta médica, instrumentação nuclear, equipamentos de proteção individual, acidentes radiológicos e nucleares, dosimetria no tratamento da contaminação, além do conceito de operações do Plano de Emergência Externo (PEE) da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. As aulas foram ministradas por especialistas do IRD e pelo médico Nélson Valverde, que trabalhou no tratamento dos radioacidentados com o césio-137 em Goiânia em 1987 e atua oferece treinamento e palestras em vários países como especialista da Agência Internacional de Energia Atômica.

O instituto anualmente capacita profissionais de organizações civis e militares importantes em uma situação potencial de emergência radiológica e nuclear, explica o coordenador do curso e chefe da Dieme Raul dos Santos. A iniciativa faz parte do conjunto de ações relacionadas ao exercício simulado do PEE que será realizado em outubro deste ano.

registrado em:
Fim do conteúdo da página