Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Semana de pós-graduação IRD reúne pesquisas institucionais e premia destaques
Início do conteúdo da página

Semana de pós-graduação IRD reúne pesquisas institucionais e premia destaques

  • Publicado: Terça, 05 de Setembro de 2017, 13h19
  • Última atualização em Terça, 05 de Setembro de 2017, 17h44

Apresentações de pesquisas, palestras científicas, pôsteres e intercâmbio entre jovens pesquisadores e veteranos nesse universo. Assim foi a 14ª Semana de Pós-Graduação IRD, realizada de 28 de agosto a 1º de setembro. O encontro reuniu na edição deste ano a 17ª Jornada de Iniciação Científica e o 1º Seminário de Acompanhamento do Programa de Capacitação Institucional. Os trabalhos foram avaliados por professores da pós-graduação e pesquisadores do instituto e concedidas premiações e menções honrosas. 

Entre as áreas temáticas, radioecologia, metrologia, física médica, biofísica das radiações. Mestrandos, doutorandos e bolsistas de projetos de capacitação apresentaram seus projetos. O primeiro lugar no doutorado coube a Fábio Cacais, orientado por José Ubiratan Delgado; no mestrado, Jaqueline Quince de Mello, orientada por Bernardo Dantas. Melhor projeto de iniciação científica foi concedido a Maria Tereza Rocha, orientada por Lene Veiga. No programa de capacitação institucional o prêmio de melhor trabalho ficou com Fellipe Souza da Silva, orientado por Karla Patrão.


As apresentações foram avaliadas por professores e pesquisadores do IRD

Foram proferidas palestras científicas sobre proteção radiológica do público e ambiente, pela pesquisadora e ex-diretora do IRD Dejanira Lauria; metrologia das radiações ionizantes, pelo pesquisador e coordenador da pós stricto sensu José Guilherme Peixoto; avanços das pesquisas em física médica, por Lídia Vasconcellos de Sá; grandezas de radioproteção, por Cláudia Maurício. Também foi ministrado um curso de escrita e publicação de artigos científicos, pelo Centro de Informações Nucleares da CNEN.

Na sessão de painéis de iniciação científica, temas de pesquisas variados, motivando jovens graduandos, dentre os 13 trabalhos. Desde controle de qualidade de planejamentos em radioterapia até desenvolvimento de aplicativo para dispositivos móveis envolvendo um sistema georreferenciado de gestão de amostras de controle radiológico ambiental. 

A pós-graduação em radioproteção e dosimetria teve início em 2001, já titulou 167 mestres e  tem 21 alunos cursando. O doutorado, curso com início em 2012, contabiliza seis doutores formados e outros 40 matriculados atualmente.

Os títulos dos trabalhos colocados em primeiro lugar foram Melhoria do processo de medição de massa de amostras radioativas para aplicação do método anti-coincidência(doutorado); Desenvolvimento e avaliação de técnicas de monitoração in vivo de radionuclídeos de alta energia nos pulmões em situações de emergência (mestrado); Estimativa de doses de exames de tomografia computadorizada pediátrica em um hospital da rede pública do município do Rio de Janeiro (iniciação científica);  Expansão da capacidade de medição do laboratório de metrologia de nêutrons para desenvolvimento de pesquisas em espectrometria de nêutrons (programa de capacitação institucional).

A lista completa das premiações pode ser conferida na área de ensino do site www.ird.gov.br.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página