Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IRD participa de capacitação na área radiológica para fuzileiros navais
Início do conteúdo da página

IRD participa de capacitação na área radiológica para fuzileiros navais

  • Publicado: Quinta, 18 de Maio de 2017, 18h34
  • Última atualização em Sexta, 09 de Junho de 2017, 11h11

Alunos e instrutores do Curso Especial de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear de Fuzileiros Navais visitaram o IRD nos dias 10 e 11 de maio. O grupo do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo participou de um exercício de mesa voltado à resposta a uma emergência radiológica e de um treinamento sobre coleta de amostras ambientais. A capacitação foi ministrada por pesquisadores e tecnologistas das Divisões de Emergência e de Radioproteção do instituto.


Alunos do Curso Especial de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear de Fuzileiros Navais , acompanhados do diretor do IRD (E) e membros da equipe da Divisão de Emergências do IRD

O exercício de mesa teve como objetivo tomar as medidas necessárias ao controle de uma emergência radiológica e lidar com a divulgação das ações tomadas durante o decorrer do evento. Os fuzileiros foram divididos em grupos envolvidos na emergência simulada, como autoridades locais, da área regulatória, de defesa civil, vigilância sanitária, autoridades da área médica responsáveis pelo gerenciamento da situação. Depois de algumas horas de trabalho, apresentaram as medidas adotadas para resolução da emergência, plano de ação, prioridades, respondendo a perguntas sobre o evento e seu desfecho.


Esta modalidade de exercício provoca nos participantes o interesse em contribuir de forma diferenciada com a resolução da emergência proposta e ao final, na entrevista coletiva, cada um explica o que fez”, acrescenta José Francisco Pereira, da Divisão de Emergências Radiológicas do IRD.


Coleta de amostras de solo, orientados por profissionais da Divisão de Radioproteção do IRD

No segundo dia, o grupo assistiu a uma breve apresentação sobre as atividades da área ambiental e no campus do IRD coletaram amostras de água, solo e vegetação, seguindo as recomendações e técnicas necessárias em uma situação real de emergência. Após a prática, visitaram os laboratórios da Divisão de Radioproteção, para entender como as amostras coletadas são preparadas e conhecer sobre as análises laboratoriais que identificam possíveis contaminações ambientais. No mesmo dia, em uma visita ao Laboratório de Indústria, conheceram fontes de radiação para aplicações industriais e quais são as medidas de proteção envolvidas.

Foram realizadas coletas de amostras de água, com visita posterior aos laboratórios de análises
Fotos: Lilian Bueno/ Ascom IRD

registrado em:
Fim do conteúdo da página