Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

LNMRI

O Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes (LNMRI) é laboratório nacional designado pelo INMETRO desde 1989 para atuar na área das radiações ionizantes. Antes disso, em 1976, o LNMRI passou a integrar a rede dos Laboratórios de Dosimetria Padrão Secundário, (Secondary Standard Dosimetry Laboratory - SSDL), da Agência Internacional de Energia Atômica, AIEA para a garantia da qualidade das medições efetuadas em radioterapia no mundo todo. A utilização das radiações ionizantes e da radioatividade vem, cada vez mais, ocupando um largo espaço em diferentes campos da atividade humana. As aplicações industriais e na área da saúde têm-se destacado nas últimas décadas. Essas exigências obrigam a uma busca contínua de inovações nos equipamentos e técnicas de medição. Neste contexto, a metrologia das radiações ionizantes passa a ocupar um lugar de destaque.

O LNMRI tem como missão desenvolver, manter e disseminar os padrões nacionais para radiações ionizantes e radioatividade. Também presta serviços de calibração, fornece padrões e realiza pesquisa fundamental na área de metrologia científica para atender à demanda nacional, em apoio ao desenvolvimento tecnológico da área nuclear. Mantém padrões radioativos e sistemas de medições para calibração de monitores, dosímetros e fontes radioativas. É responsável pela guarda e manutenção do Padrão Brasileiro de Fluência de Nêutrons e responsável pelo desenvolvimento de técnicas metrológicas para a padronização de novos radionuclídeos. O laboratório está empenhado em desenvolver esforços no sentido de atender às necessidades nacionais de calibração e de padrões, de forma a cobrir todas as aplicações da radiação ionizante e da radioatividade, na indústria, comércio exterior, saúde, meio ambiente, segurança interna e defesa, em estreita colaboração com os usuários e a comunidade.

O LNMRI opera também um laboratório de pesquisa, desenvolvimento e fornecimento de Materiais de Referência Radioativos. Esses materiais de referência nucleares são indispensáveis para uma avaliação confiável da atividade de um radionuclídeo em amostras ambientais e de alimentos. O acompanhamento e a verificação contínua da quantidade de radioatividade em amostras de ar, da água, do solo e dos alimentos são de importância fundamental para manter níveis adequados de segurança.

    Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página