Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ambiental e Ocupacional
Início do conteúdo da página

Ambiental e Ocupacional

A área de radioproteção ambiental e ocupacional tem sido cada vez mais requisitada no sentido de garantir o uso seguro das radiações ionizantes no país. A DIRAD realiza análises para determinação das concentrações de radionuclídeos e elementos estáveis, forma recursos humanos especializados na área de radioproteção ambiental, ocupacional e de análises ambientais. Participa também das operações de planejamento e execução de ações de atendimento a emergências nucleares e radiológicas e do processo de licenciamento das instalações do IRD.

O laboratório elabora e participa de programas de cooperação técnico-científica nacional e internacional na área de radioproteção ambiental e ocupacional. Há mais de 20 anos é responsável, juntamente com a Divisão de Metrologia, pela coordenação do programa nacional de comparação interlaboratorial de resultados nas análises de radionuclídeos em amostras ambientais (PNI). No país, cerca de 30 laboratórios participantes realizam medições de radionuclídeos em nível ambiental e são periodicamente beneficiados por este programa.

A DIRAD é responsável pela implantação do sistema de gestão da qualidade em seus laboratórios, bem como pela operação das estações de monitoração de particulado no ar (RASA) e de gases Nobres (SAUNA), que constituem parte do Tratado Internacional de Banimento Completo dos Testes Nucleares (CTBT). Mantém em operação o Laboratório de Radiometria, como parte integrante dos seis laboratórios internacionais do Tratado Internacional de Banimento Completo dos Testes Nucleares (CTBT). Seus laboratórios estão  integrados à rede do ALMERA (Analytical Laboratories for the Measurement of Environmental Radioactivity) e realiza análises relacionadas ao Laboratório de ICP-MS, o qual é membro do NWAL – Network of Analytical Laboratories (rede de laboratórios analíticos da Agência Internacional de Energia Atômica – IAEA). Presta serviços de análises em alimentos e insumos, participa das atividades de licenciamento e controle da DRS/CNEN na área de radioproteção ambiental e ocupacional e participa na elaboração e revisão de normas de radioproteção para a DRS. Além disso, realiza pesquisas científicas e desenvolvimento tecnológico nas seguintes áreas: dispersão de radionuclídeos em diferentes compartimentos ambientais, modelagem de transporte de contaminantes, modelos ambientais integrados – MAIRA, modelagem utilizando simulação por Monte Carlo para cálculo de doses e calibração de detectores, desenvolvimento de metodologias para determinação da concentração de radionuclídeos e estáveis, epidemiologia das radiações ionizantes, fatores de transferência dos radionuclídeos e desenvolvimento de ferramentas para análise de radioproteção (banco de dados, projeção de riscos).

Sobre radioatividade ambiental no Brasil, o IRD disponibiliza a  pesquisadores e interessados em geral um banco de dados ambiental.

Clique no link para acessar o GEORAD.

 

A DIRAD possui os seguintes laboratórios para atender as suas áreas de competência: 

Radiometria

Radioquímica

Espectrometria de Massa

Laboratório de Datação Radiocarbônica
 

Estação de Radionuclídeos do CTBTO

Laboratório de Radônio
 

Programa Nacional de Intercomparação de Resultados
de Análise de Amostras Ambientais para
Determinação de Radionuclídeos (PNI)

 Contato: email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fim do conteúdo da página