Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espectrometria de Massa
Início do conteúdo da página

Espectrometria de Massa

O Laboratório de espectrometria de massa está equipado com dois ICP-MS para análise de elementos traço em amostras ambientais e biológicas, sendo um equipamento de alta capacidade analítica. Devido à sua capacidade de análise isotópica é também utilizado na determinação da concentração de isótopos de urânio em amostras ambientais não só para fins de monitoração ambiental de instalações como também para fins de salvaguardas.

Nesta última área o IRD tem cooperado com a ABACC e com o US-DOE tendo obtido resultados considerados excelentes. O Laboratório de Espectrometria de Massa do IRD é membro da rede NWAL (Rede de Laboratórios Analíticos-IAEA). A “Network of Analytical Laboratories – NWAL” é uma rede de laboratórios analíticos credenciados junto ao Departamento de Salvaguardas da IAEA. Esta rede objetiva apoiar o Laboratório de Salvaguardas da IAEA (SAL) na análise de amostras coletadas durante inspeções (sejam amostras de material nuclear ou ambientais).

A rede NWAL para amostras ambientais é constituída por laboratórios dos seguintes países membros: Áustria, Austrália, França, Japão, Rússia, Estados Unidos da América, e agora o Brasil. Países como, China, Húngria e Coreia do Sul estão se submetendo ao processo de credenciamento.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página